Monthly Archives: July 2010

CONVERSA ILUSTRADA:

Uma nova proposta de integração entre profissionais de ilustração, estudantes, designers e público aficcionado de artes visuais em geral.

Um artista gráfico profissional abre seu portfolio, apresenta originais e faz comentários sobre o processo de cada trabalho, seu conceito, leituras ou interpretações. Ele fala também da sua formação, de técnicas e responde às perguntas dos participantes.

Assim é a “Conversa Ilustrada”, um encontro intimista e informal, e que justamente por trazer esta proposta de pequeno formato, permite um máximo de trocas de informações e experiências com seus artistas convidados.

Os encontros são uma iniciativa do Diariografico, o projeto criativo do artista gráfico e professor Renato Alarcão.

A “Conversa Ilustrada” já trouxe como convidados Rico Lins (http://www.ricolins.com/) Mariana Newlands (http://www.interludio.net/), Walter Vasconcelos (http://www.drawger.com/vasconcelos/), Rui de Oliveira (www.ruideoliveira.com.br), André Dahmer (http://www.malvados.com.br/) , Mário Bag (http://mariobag.blogspot.com/), dentre outros.

Para participar dos encontros, é necessário confirmar presença por e-mail.
São apenas 20 vagas, a serem preenchidas pela ordem de chegada dos e-mails. Escreva para workshops@alarcao.com.br
Ingresso: 20 reais (a caixa do evento é inteiramente revertida ao artista)

PROXIMO CONVIDADO:

A próxima Conversa Ilustrada da próxima Quinta-feira 5 de Agosto terá como convidado o designer Yomar Augusto (www.yomaraugusto.com e www.allaboutmybooks.com)

O local é Jaime Portas Vilaseca Galeria. Av. Ataulfo de Paiva, 1.079, subsolo 109

A Conversa Ilustrada agora tem o apoio da Addict http://www.addict.com.br/

Sobre o designer Yomar Augusto:

Yomar nasceu em Brasília, mas cresceu no Rio de Janeiro, onde se formou em design após um curto período em Nova Iorque onde também estudou fotografia da School of Visual Arts. Mudou-se para a Holanda para cursar um Mestrado em desenho tipográfico pela Academia Real de Arte de Haia. Atualmente continua morando e trabalhando em Roterdam e desenvolvendo workshops em diversas escolas de arte no mundo, como China, Rússia, Dinamarca, Espanha e Bélgica.

Seu projeto mais conhecido, em parte devido à Copa do Mundo de Futebol, é a tipografia UNITY, que está na bola Jabulani e em todos os uniformes de futebol oficiais da marca Adidas.

Unity foi projetada e desenvolvida no período em que o designer trabalhou na agência 180 Amsterdam, que cuidava da conta da ADIDAS por mais de uma década.

A princípio a UNITY foi projetada somente para ser usada nas camisas dos jogadores durante a copa, mas com o desenvolvimento do projeto a fonte foi implementada em toda comunicação da Adidas durante a copa. Os números foram os primeiros a serem desenhados, seguidos pelas letras maiúsculas, que são as mais importantes no alfabeto durante a Copa do Mundo. A expansão das minúsculas e todos outros elementos foram desenvolvidas para uso em toda a comunicação da Adidas, entre ponto de venda, embalagens, publicidade, filmes, impressos e comunicação digital.

“A sensação de ver a fonte dentro de campo no uniforme de grandes jogadores foi sensacional, espero que no futuro tenha a chance de desenhar a seleção canarinho mas por agora tenho ao menos uma razão para ficar feliz saber que meu trabalho entrou em campo em todas as partidas da copa.” diz o designer.

FAMILIA ADDICT.

WWW.ADDICT.COM.BR

” Brooklyn possui sua própria personalidade, caracterizada pela ampla diversidade cultural, explícita em sua cena artística independente ”

FAMILIA ADDICT.

WWW.ADDICT.COM.BR

AVANT-GARDE.

Do francês avant-garde, “proteção frontal” em sentido literal faz referência ao batalhão militar que precede as tropas em ataque durante uma batalha. Daí deduz-se que vanguarda é aquilo que ´´está à frente“
Os movimentos de vanguarda eram aqueles que guiavam a cultura de seus tempos, estando de certa forma à frente deles.

FAMILIA ADDICT.

WWW.ADDICT.COM.BR





ADD ARTS + COLABORADORES .

FOTOS. DEMIAN JACOB.

FAMILIA ADDICT.

WWW.ADDICT.COM.BR

FAMILIA ADDICT.

WWW.ADDICT.COM.BR